Histórico - Quad Log - Engenharia Especializada em Sistemas CríticosFundada em 1983, a Quad Log tem 30 anos de serviços em análise de segurança, análise de confiabilidade, análise de disponibilidade, verificações e validações de subsistemas e certificação de projetos de equipamentos aplicados a Metrôs, Ferrovias, Plantas Nucleares, Sistemas Militares, Plataformas Petrolíferas e Subestações de Energia Elétrica. Nossa equipe é formada por profissionais com grande experiência em projeto, implementação e implantação de sistemas voltados a aplicações críticas, pois acreditamos que um bom analista ou validador deve ter experiência em projeto para melhor entender seu objeto da análise/validação, os problemas encontrados e as possíveis consequências e mitigações. O mesmo ocorre nas áreas de análise de segurança e confiabilidade, onde nossa equipe conta com conhecimento das normas nacionais e internacionais. Busca pela excelência Na busca permanente pelo aprimoramento de nossos serviços de análise em CDMS (confiabilidade, disponibilidade, manutenibilidade e segurança), concluímos com sucesso a Certificação ISO 9001 nesta área específica de serviços.
Nossos ClientesEntre os Clientes que contaram com nossos serviços em diversos projetos está a Alstom TIS Bandeirantes, de São Paulo. Essa relação profissional começou em 1991 com a CMW Sistemas, que em 1998 foi adquirida pela Alstom, e dura até hoje. A Quad Log também tem executado serviços de verificação e validação de projetos (ciclo V&V) e análises de segurança e confiabilidade. A equipe da empresa lida com sistemas de bordo, de via, de estação, de controle de movimento de trens e de centros de controle, envolvendo hardware, software, produtos e sistemas. Com a Alstom-TIS Bandeirantes, trabalhamos atualmente em projetos destinados à Vale, à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e aos metrôs de São Paulo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Buenos Aires e San Francisco. No passado, atuamos em trabalhos para a Trensurb (Porto Alegre), Merval (Chile), Metrô de Fortaleza, MRS Logística, CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e para o Sistema Ferroviário Nacional da Colômbia. Em agosto de 2011, firmamos contratos com a GE Transportation, para a qual estamos executando a análise de segurança na Linha 1A do METRÔ RIO e as análises de segurança de hardware e software de subsistemas aplicados à duplicação da EFC (Estrada de Ferro Carajás) e ao TFPM (Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira), da Vale. Temos também contrato com a Vale para análise de segurança de software de equipamentos. Estamos executando trabalhos de análise de segurança para a Alstom Rolling Stock Brasil, para a Bombardier Tranportation Brasil e para o Consórcio MTTRENS, voltados aos sistemas críticos de trens, em subsistemas de freios, portas e ventilação/ar condicionado, em fornecimentos de cinco frotas para o Metrô de São Paulo e para a CPTM. Temos também contratos com as empresas FaiveleyTransport e Knorr-Bremse para análises de segurança de subsistemas de Portas e Freios de Trens, para o Metrô de São Paulo e para a CPTM. Como TrabalhamosUm exemplo de nosso trabalho, em termos de segurança, é aquele que realizamos para a Alstom-TIS Bandeirantes referentes ao software do Sistema iMUX/NSMUX usado pelo BART, o Metrô de San Francisco (EUA), um sistema moderno de intertravamento de via microprocessado redundante, voltado para a maximização da segurança e da disponibilidade. Para tal, atuamos com três equipes distintas e independentes, desenvolvendo as atividades de segurança no âmbito de verificação/análise, validação e garantia, tudo em conformidade com as normas CENELEC (Comité Européen de Normalisation Électrotechnique). Em nossos trabalhos, uma equipe elabora os relatórios de verificação e de análise de segurança dos softwares, um analista faz a validação completa dos softwares e um terceiro, independente dos anteriores, faz a avaliação da garantia da segurança dos softwares. Isso é feito através de todos os documentos de processo, qualidade, análises, validações, testes, etc. É um dos fundamentos de nossa filosofia ter setores que atuam desconectados e não conversam entre si sobre o projeto, de forma que nosso o processo interno permita a independência entre as funções, dando mais integridade à segurança. No Metrô de São Paulo, fizemos o modelamento global para comprovação de segurança, confiabilidade e disponibilidade do sistema de sinalização da Linha 5 e do centro de controle operacional das Linhas 1, 2 e 3. Em Buenos Aires, atuamos nos sistemas de sinalização das Linhas B, D e E do Metrô. No Rio de Janeiro, atuamos no sistema de sinalização. Nestes contratos, desenvolvemos os modelos preliminares, no início dos projetos, que serviram de base para correções de deficiências de arquitetura e de especificações de sistema, de subsistemas e de equipamento. Também desenvolvemos os modelos finais, que objetivaram a comprovação do atendimento aos requisitos e possibilitaram a liberação dos sistemas para operação comercial. Nossa HistóriaA Quad Log começou a acumular experiência na área em 1975, antes mesmo de ser fundada, quando membros que viriam a integrar nossa equipe ainda estavam na FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), órgão ligado à Escola Politécnica da USP, que tinha firmado um contrato com o Metrô de São Paulo. O objetivo era formar pessoal especializado nos sistemas metroviários Westinghouse que haviam sido implantados no primeiro trecho na linha 1. Até 1980, essa equipe atuou na FTDE em estudos, análises, desenvolvimento de equipamentos de testes e execução de testes de qualificação do ATC/ATO de Bordo, da Way Side Box e de controladores de máquina de chave. Já fora da FTDE, essas pessoas passaram a projetar e implantar os Sistemas de Shutdown das grandes plataformas petrolíferas da Bacia de Campos, no Brasil. A Petrobras tinha experiência em implantação de projetos de refinarias, com intertravamentos simples e implementados com relés convencionais. Orientada pelas grandes empresas de consultoria que atuavam nos projetos das plataformas do Mar do Norte, pretendia adotar técnicas mais modernas de controle e supervisão. Estes integrantes de nossa equipe passaram a comandar a engenharia de um pool de empresas brasileiras que desenvolveram sistemas completos para controle, supervisão e proteção de emergência de sete plataformas petrolíferas, envolvendo as salas de controle. Foram introduzidos sistemas eletrônicos redundantes, com tolerância a falhas, visando a otimização da segurança e também da disponibilidade, elemento importante em se considerando que as várias plataformas se interligam através de oleodutos, bombeando em conjunto o petróleo para o continente. A parada de uma plataforma representa a parada de outras e a perda de produção de centenas de milhares de barris de petróleo. Em 1983 foi finalmente fundada a Quad Log, que absorveu toda esta experiência e prosseguiu na área de engenharia voltada à segurança das plataformas, tendo atuado na melhoria das plataformas existentes e na implantação da instrumentação e dos sistemas de shutdown, proteção contra incêndio, monitoramento de vazamentos de gás e controle de utilidades de novas plataformas no polo nordeste da Bacia de Campos. Nestes contratos voltados a plataformas, executamos atividades de projeto, de análise de segurança e de confiabilidade, de supervisão de fabricantes e subcontratados, de implantação, de testes, de start-up e de treinamento de operadores e engenheiros da Petrobras. Essa experiência vasta nos assuntos de projeto, de fabricação e de implantação em campo, nos permitiu acumular conhecimentos sobre os aspectos práticos de fornecimentos e de situações de risco reais, sendo de grande valia nas atividades posteriores de desenvolvimento, análise e validação de projetos. Em 1984, executamos o projeto dos sistemas de proteção das estações conversoras da linha de transmissão que traz a energia gerada na Usina de Itaipu, na divisa entre Brasil e Paraguai. Foram desenvolvidos equipamentos ainda não existentes no mercado brasileiro e que não podiam ser importados por força da lei de reserva de mercado que vigorava no Brasil na época. Com o nosso trabalho de desenvolvimento de equipamentos, de projeto de sistemas e de implantação, as Subestações de São Roque (São Paulo) e Foz do Iguaçu (Paraná) tiveram implantados seus sistemas de proteção. Submarino NuclearA partir de 1987 passamos a prestar serviços para a Marinha do Brasil, no projeto do submarino nuclear brasileiro. Desenvolvemos um projeto de sistema voltado ao controle do reator, que envolvia configurações de processamento distribuído, com uma rede de nós triplicados, atuando numa função com características de segurança muito peculiares. Um reator nuclear comum é projetado para, em certos estados restritivos, entrar em desativação. Se um submarino fica sem potência em seu reator durante um período em que a embarcação esteja em manobra no fundo do mar, porém, vidas podem ser perdidas. O grande desafio para a Quad Log foi maximizar a segurança do projeto, que em termos mais simples significa evitar um desastre nuclear, e ao mesmo tempo preservar uma potência mínima, que permita manobras de evasão. Esse projeto foi implementado e aprovado em processo de qualificação militar e nuclear, o que deu à empresa experiência em qualificação de projetos e equipamentos junto aos grandes institutos de pesquisa do Brasil. A Quad Log elaborou análises completas de segurança e confiabilidade no projeto. No projeto do submarino nuclear, a empresa executou ainda tarefas de certificação de segurança de projetos e de equipamentos voltados a aplicações críticas, dentro dos desenvolvimentos conduzidos pelo Centro Tecnológico da Marinha do Brasil. Somos reconhecidos pela Marinha do Brasil como tecnicamente capacitados a prestar serviços relacionados à segurança e à confiabilidade de sistemas voltados a aplicações nucleares. |
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